quarta-feira, 22 de abril de 2015

Encontros de Psicanálise para Educadores


Prezado(as) colegas professores (as), 
Estive durante 25 anos ligada à Educação. Num dado momento, iniciei uma formação em Psicanálise. Hoje sou psicanalista, mas minha paixão com a educação se mantém. Como ao longo de minha jornada trabalhei em cursos de formação de professores, por vezes recebo um contato com pedido de socorro em função do dia a dia nas escolas e na relação com os alunos.
Como isso tem aparecido mais, decidi propor um convite  em forma de projeto. Isso quer dizer, que tenho uma proposta inicial, mas que ela pode mudar de acordo com a demanda daqueles que se interessarem. Tratam-se de encontros para se falar sobre Educação, com um viés psicanalítico. Sim, pode haver uma parte mais teórica, se assim for desejado, mas o que considero mais importante é que os professores tenham oportunidade de falar, sobretudo de como o que experienciam mobilizam emocionalmente em si.
Acredito que não existe possibilidade de educar sem afetar. E dependendo de como os afetos incidem no professor, este não suporta mais educar. E claro, o que significa educar para cada um que escolheu essa profissão?

Apresento-lhes minha disponibilidade de horários e aguardo sugestões de vocês. Se puderem, divulguem entre seus colegas.
Em Santo André, rua Catequese, 1149
2ª-feira: 10h
6ª-feira: 10h, 13h, 18h
Sábado: 9h
Na Chácara Santo Antonio, em São Paulo, Rua Fernandes Moreira, 241
3ª-feira: 17 h
4ª-feira: 10h, 14h


Encontros de Psicanálise para educadores
Ementa: Principais conceitos da psicanálise. Educação e psicanálise. Leitura de situações escolares pelo viés psicanalítico.
Objetivos:
·         Apresentar os principais conceitos da teoria psicanalítica a fim de proporcionar base de reflexão para situações escolares e prática educativa;
·         Refletir sobre a dinâmica da instituição escolar desenvolvendo capacidade de compreensão e atuação sobre ela;
·         Elaborar uma prática educativa mais consciente dos elementos envolvidos e mais coerente com o desejo subjetivo de ensinar.
Sugestão de assuntos a serem abordados:
·         Falta de “motivação” de alunos e professores;
·         A violência nas escolas e nas relações interpessoais;
·         Quais os papéis exercidos por diferentes membros em um grupo e como se dá a dinâmica do inconsciente em sala de aula;
·         Qual é o conteúdo que o professor passa?
·         A dinâmica das emoções e sua repercussão no grupo escolar;
·         A presença dos limites na educação e os limites da educação; Avaliação e autoridade.
·         O adoecimento do professor e a “falência” da educação;
·         Amparo e educação; a importância do olhar.

Contatos com Angelica Hoffler: cel: 9 9471-4591 e e-mail: angelicahoffler@gmail.com

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