quarta-feira, 26 de março de 2014

"Não sabia que o amor pode dar tanto trabalho"


Angelica Hoffler- psicanalista
Contato: cel.: 9 9764-9427 e 9 9471-4591

Poder trabalhar com aquilo que se ama é mesmo um privilégio. Não deveria nem ser chamado de trabalho (palavra que deriva de tripalium, instrumento de tortura). Como professora me deleitava vendo boa parte dos alunos se descobrirem e se valorizarem como seres pensantes de seus próprios pensamentos. Aqueles olhos vivos e gulosos à minha frente, nem sempre acompanhando o que eu dizia mas viajando nas ideias que brotavam nas aulas e trazendo o frescor das descobertas ao compartilharem comigo ou com a turma. A Educação era vista por mim como esse processo de transformação. Deles, meu e do mundo que tocamos. Eu amava isso! 

E hoje acompanho na clínica uma outra descoberta, a que os pacientes fazem. Eles descobrem a escuta, as associações, o funcionamento de seu inconsciente, a sua existência mais sentida. Passam a se responsabilizar (e não mais se culpar) por sua história, reconstruída passo a passo em cada sessão, des- cobrindo-se para si mesmos, no espanto que sua fala revela. É lindo demais!
Cheguei a um outro sentido para o quadrinho com Charlie Brown....

Nenhum comentário:

Postar um comentário